Ações do documento

Expresso Livre em Sergipe


Correio Eletrônico

Expresso Livre

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação - Emgetis/Governo de Sergipe

O Expresso Livre em Sergipe, desde 2007, é sinônimo de integração na Administração Pública Estadual. Através da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), o Governo de Sergipe trabalhou para reunir servidores públicos no software livre de comunicação de boa performance, que proporciona uma considerável economia equivalente a R$ 6 milhões anuais e beneficia mais de 20 mil usuários com uma conta de e-mail corporativa.

A última adesão ao Expresso Livre Sergipe foi da Secretaria de Estado da Fazenda realizada em setembro de 2011. A ação atendeu a demanda de 1300 funcionários que passaram a usufruir das funcionalidades de correio, catálogo de endereços e agenda de eventos - com possibilidades de compartilhamento -, novos mecanismos de segurança, compatibilidade do software com dispositivos móveis, entre outros recursos.

Modernização

A ação promovida pela Emgetis traduziu o empenho da gestão em garantir a modernização administrativa, consolidando uma solução que é referência para informática pública do país. Os trabalhos continuados para aprimoramento da ferramenta resultaram na recente atualização de todo ambiente de comunicação: nova versão de software e servidores de armazenamento e processamento de dados mais modernos. Entre as inovações estão: o layout da caixa de mensagem, mais leve e intuitiva; as funções exportar e importar pastas de mensagens de um diretório do computador pessoal, bem como compartilhamento com outros usuários; disponibilidade de acesso ao Catálogo de Endereços a outras pessoas que utilizam o correio corporativo; ampliação da capacidade padrão das caixas de mensagens, com um aumento de 200% na cota de armazenamento.

Na nova versão do Expresso Sergipe há um reforço na segurança de acesso, com a inclusão do mecanismo "Captcha" - Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart - que garante a digitação humana do login e da senha, evitando a ação automática de programas mal intencionados.

Estatísticas

Os números registrados demonstram a relevância do Expresso Livre Sergipe no cotidiano dos servidores estaduais. A solução apresentou nos dez primeiros meses de 2011 um fluxo médio diário de aproximadamente 88.602 mensagens eletrônicas recebidas. O registro da média mensal foi de 4.754.966 e-mails enviados e 10.455.091 recebidos.

Disseminação

No estado, os servidores públicos não são os únicos beneficiados com o Expresso Livre. Através da ferramenta, a Emgetis propicia também a disponibilidade de mais dois diferentes ambientes de comunicação web: o correio eletrônico exclusivo para a comunidade escolar da Rede Pública de Sergipe e outro voltado para o atendimento de algumas prefeituras e órgãos fora da Administração Pública Esta


Assessoria de Comunicação

www.emgetis.se.gov.br
ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: