Ações do documento

Grails+JasperReports - A experiência da UEPG


Banco de Dados

Grails
JasperReports
OpenReports
Netbeans

CPD/UEPG

O projeto denominado Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) é composto pelos módulos: Sistema Acadêmico, Professor-online, Acadêmico-online, Controle de Espaço Físico, Sistema de Vestibular (Controla as chamadas de vestibular), Sistema de Registro de Diplomas, Sistema de Seguros e o Sistema de Relatórios. Este último, é o canal de acesso a grande maioria de relatórios disponíveis de modo online pela Internet do SGA.

Entre os principais documentos gerados estão o Histórico Escolar, o Extrato de Matrícula, o Plano de Matrícula, Certidões diversas e o próprio Diploma de Graduação. A informatização na área acadêmica não é novidade, mas a utilização de frameworks e a abordagem do projeto do sistema foi o que garantiu a celeridade na construção do sistema e o aspecto inovador da solução.

Um dos diferenciais do projeto foi abolir todo o programa que fazia consultas especializadas. As consultas não eram programadas no Grails, o que exigiria maior trabalho (tempo) e empenho dos programadores e sim, no JasperReports/iReport que é uma plataforma especializada para consulta. Para viabilizar isto, ainda faltava uma interface que permitisse o gerenciamento de acesso aos relatórios e facilitasse a disponibilização de novos relatórios. Para isto foi utilizado o OpenReport que além de gerenciar usuários, grupos e parâmetros permite a geração dos resultados nos formatos mais populares (PDF, XLS, TXT e etc).

Inúmeros relatórios foram reestilizados para tirar proveito dos recursos disponíveis, o que permitiu sair de 110 relatórios no sistema legado para 450, pela facilidade de construção. Outro diferencial foi a camada de Lógica de Negócio no Banco de Dados (BD), garantiu que independentemente do programa que acessa os dados, as restrições e decisões de lógica fossem realizadas pelo BD, desonerando o trabalho dos programadores, evitando erros e principalmente facilitando a manutenção e alteração de regras por estarem em pontos únicos, diferentemente de quando se opta por decisões na aplicação.Além disto, em geral, os programas com Grails recebem dados prontos, que não precisam ser retrabalhados dentro da aplicação, o que favorece muito os geradores automáticos de programas disponíveis no framework.

Do ponto de vista de interação com o governo, este sistema implantou um serviço denominado servlets que permite ao governo e outras instituições de ensino superior públicas que a partir do CPF dê-se cumprimento a Lei 12.089 de 2009. Esta lei proíbe que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, o processo ocorre sem a necessidade da intermediação das secretarias acadêmicas.

O sistema integra todas as funções em módulos concisos e especializados de atendimento. São poucas aplicações desenvolvidas e disponíveis ininterruptamente aos usuários. Em relação a usabilidade e facilidade de acesso, pode-se afirmar que os geradores de programas uniformizaram o desenvolvimento de sistemas, tornando o aprendizado muito mais simples tanto na fase de programação para os desenvolvedores, quanto na fase de utilização pelos usuários finais. A utilização de ferramentas que possuem nativamente mecanismos de segurança garantiu o atendimento dos requisitos formais de segurança do sistema (frameworks possuem proteção nativa contra a maioria de ataques pela internet e vêm com inúmeros plugins que adicionam funcionalidades a sistemas sem a necessidade de codificação adicional).

Benefícios

O atendimento às leis estaduais de incentivo ao Software Livre e as próprias diretrizes do Governo Federal são um dos principais aspectos desta participação. Embora o Estado do Paraná, no atual governo, tenha alterado algumas políticas nesta área, o Software Livre é indissociável da Administração Pública mesmo que se considere apenas a economia com licenças de software, sem levar em conta outras economias e vantagens.

A UEPG é uma das maiores beneficiárias deste trabalho, pois incrementou e modernizou o processo de desenvolvimento de software com baixo investimento. Aumentou a disponibilidade do sistema que no caso do legado era em um número reduzido de máquinas e atualmente em qualquer equipamento ligado a internet. E finalmente a comunidade universitária que consulta e altera dados.

Considere-se que a UEPG possui pólos de ensino a distância em mais de 30 cidades, inclusive no estado de Santa Catarina.

Outros resultados positivos:

• Produtividade e Qualidade.

Um das principais diretrizes do projeto foi a busca e utilização de ferramentas de desenvolvimento que estimulassem a produtividade e garantisse a qualidade dos sistemas.

• Padronizar para facilitar a manutenção.

A padronização contribui nas tarefas de manutenção de software.

• Atualidade e sintonia com o mercado.

Uma universidade que possui cursos de informática dispõe de recursos humanos para construção de software, mas a baixa remuneração provoca uma alta rotatividade nas equipes. Logo, não se dispõe de muito tempo para treinamento e a utilização de tecnologias ultrapassadas desmotiva qualquer equipe. Para contornar este problema foi necessária a adoção de tecnologias ágeis de desenvolvimento com curvas de aprendizado menores.

• Disponibilidade através da web com segurança.

É cada vez maior a exigência por parte dos usuários de que os sistemas sejam disponíveis pela internet. O desafio é a escolha de linguagens e ferramentas que garantam o desenvolvimento de sistemas WEB seguros e protegidos de práticas como “injeção de código externo” entre outras. Os frameworks utilizados implementam estas garantias.

• Migração de um sistema legado obsoleto para um sistema 100% WEB e com inúmeros novos recursos

• Bom projeto de Banco de Dados se tornou essencial

Responsáel pelo Projeto

Marcos Vinicius Fidelis
Analista de Informática - Coordenador de Projetos na Área Acadêmica
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
Av. General Carlos Cavalcanti, 4748, Uvaranas, Ponta Grossa-PR, CEP: 84030-900 Tel.:(42) 3220-3410 - Cel.:(42) 8406-0614 - Fax:(42) 3223-9500


Marcos Vinicius Fidelis e Marcelo Pontes
ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: