Ações do documento

Software Livre na Universidade Federal do Acre - UFAC


Banco de Dados, Gerenciamento de Conteúdo (CMS), Sistema Operacional (Servidores)

Banco de Dados: PostgreSQL
Gerenciamento de Conteúdo: Plone
Sistema operacional (Servidores): Linux (Debian e Slackware)
Servidores Web: nginx e Apache
Linguagem de Programação: Java, Php e Python
Framework: CodeIgniter e Django

UFAC

A Universidade Federal do Acre vem adotando tecnologias livres de forma a aumentar a qualidade dos serviços prestados, aliada a diminuição de custos com ferramentas proprietárias.

Sistema Operacional dos Servidores

A utilização de Sistemas Operacionais Linux (distribuições Debian e Slackware) aumenta a flexibilidade dos servidores, assim como permite a obtenção de um maior desempenho e melhor uso dos Servidores.

Gerenciamento de Conteúdo (CMS)

Foi escolhido o Plone como ferramenta de Gerenciamento de Conteúdo devido a sua vasta quantidade de recursos, flexibilidade e escalabilidade. O uso de ZeoServer permite que o site esteja em um ambiente de alta disponibilidade, além de fazer uso de recursos avançados de cache, o que dá uma excelente performance a todo o ambiente do portal. A facilidade na implantação de novos plugins e a simplicidade da execução de backup também foram pontos cruciais na escolha da ferramenta.

Servidores Web

A Universidade faz uso de servidor web Apache, já amplamente difundido e utilizado, dispensando demais informações, e recentemente, houve a utilização do servidor web nginx, que começou a ser utilizado no deploy de aplicações web desenvolvidas na própria instituição.

Banco de Dados PostgreSQL

A escolha do banco de dados foi feita com base na avaliação de segurança, recursos, robustez e flexibilidade. Tudo isso foi encontrado no PostgreSQL, que também possui recursos como TableSpaces, Schemas, suporte a triggers, a functions (que podem ser desenvolvidas em SQL ou em outras linguagens como Python, PHP, Java).

Linguagem de Programação

A equipe de desenvolvimento da Universidade, apesar de pequena, busca fazer uso de novas e robustas tecnologias. Em um ambiente totalmente eficaz, foram desenvolvidas ferramentas em PHP (de forma direta ou usando o framework Codeigniter), e manutenção em aplicações Java, e mais recentemente a equipe começou a fazer uso da Linguagem Python, que aliada ao framework Django trouxe uma maior padronização, fazendo com que a equipe obtivesse uma maior produtividade, aliada a excelente código, padronizado e com manutenção facilitada.


Marcos Thomaz
ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: