Ações do documento

DATAPREV

Procedimentos adotados pela Dataprev na migração dos servidores Netware (Novell) para servidores Linux, mais de 200 servidores


Instituição: DATAPREV
Sítio: www.dataprev.gov.br

Caso: Procedimentos adotados pela Dataprev na migração dos servidores Netware (Novell) para servidores Linux, mais de 200 servidores.

Responsável: Ênio Tolentino Silva

enio.silva@previdencia.gov.br

Palavras-Chave: Servidor, Samba, Autenticação.

A DATAPREV incentivou a realização das migrações em junho de 2001, criou um documento de orientação para seus técnicos, deixando claro que não seria uma "receita de bolo'' e, sim, padrões e procedimentos mínimos para que e a migração fosse realizada com sucesso em todas as áreas da Previdência Social. Também para esse processo criou uma lista no correio interno para postar dúvidas; outro recurso usado foi a disponibilização de dois ramais diretos com a Divisão de Suporte Básico para apoio aos técnicos que atuaram diretamente na migração.

Para o sucesso no processo de migração, sugerimos avaliação completa de todo o ambiente. No nosso caso, procedemos da seguinte forma: montamos laboratórios simulando o ambiente de produção (Netware + Aplicações), migramos para o Linux e executamos o maior número de testes e simulações possíveis, até alcançar total estabilização do ambiente Linux.

O Documento de Orientação utilizado no procedimento de migração foi o seguinte:

1) Recomendamos para o processo de migração o apoio de um funcionário da regional que conheça Novell para ajudar o funcionário responsável pelo ambiente Linux, pois durante todo processo de migração serão necessárias informações do ambiente Novell. Chamaremos durante a documentação este equipamento de ``servidor Novell''.

2) Levantar toda configuração do servidor Novell: os volumes, os diretórios, os usuários ativos e inativos, os programas, as permissões, os grupos, os arquivos.

3) O levantamento da configuração deve ser detalhado para que nenhuma configuração ou dados do ambiente antigo sejam perdidos.

4) Realizar Backup.

Ambiente Linux:

1) A distribuição do Linux utilizada foi o Conectiva com o serviço SAMBA.

2) Verificação de compatibilidade do hardware com Linux.

Ambiente de Triangulação :

  • Será utilizada uma máquina com o windows instalado: 95, 98, NT ou 2000, pode ser servidor ou estação, que desempenhará a função de triangulação entre os dois ambientes: servidor Novell e servidor Linux. Chamaremos este equipamento de máquina de triangulação.

Baixe este Caso completo.
ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: