Ações do documento

DFD - Document Freedom Day

O que
Quando 27/03/2013
de 13:00 até 16:00
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

DFD - Document Freedom Day - http://documentfreedom.org/

O que é o Document Freedom Day?

É um dia para celebrar e alertar sobre Normas e Formatos Abertos, que acontece na última quarta-feira de Março de cada ano. Neste dia pessoas que acreditam no acesso justo às tecnolocias de comunicação ensinam, executam e demonstram.

O que é 'Liberdade Documental'?

Documentos que são livres podem ser usados de qualquer forma que o autor queira. Eles podem ser lidos, transmitidos, editados e transformados usando uma variedade de ferramentas. Documentos que não são livres estão presos a um determinado produto ou companhia. O autor não pode escolher como usá-los porque eles são controlados por restrições técnicas, como um carro poderoso que está restrito artificialmente à velocidade de 30Km/h.

É só relacionado com documentos?

Não! Liberdade para controlar o seu trabalho criativo é sobre mais do que só textos e folhas de cálculo - Liberdade Documental é sobre todos os tipos de dados, incluindo artwork, música em papel ou gravada, e-mails e estatísticas. Estes podem ser guardados em formas que potenciam os utilizadores, mas podem também ser guardados em formatos que nos restringem e manipulam a um custo enorme.

http://documentfreedom.org/about.pt.html

13h - Abertura: Deivi Kuhn - Brasília


13h10min - Palestra: Quem é o dono dessa ideia? Copyright, domínio público e Creative Commons - São Paulo

Descrição:

O incentivo à produção do conhecimento, à sua divulgação e ao seu acesso e uso pela sociedade são as bases para a legislação do copyright. Mas será que esse mecanismo atende esses objetivos da melhor maneira possível na sociedade e na economia contemporâneas? Nesta palestra, após uma visão geral sobre o copyright, serão apresentadas as licenças da família Creative Commons, suas características e suas semelhanças e diferenças em relação ao texto da lei sobre direitos de autor.

Palestrante:

Nelson Lago é Gerente Técnico do Centro de Competência em Software Livre do IME/USP, onde trabalha pela divulgação do software livre, e doutorando em Ciência da Computação, também no IME/USP, onde obteve seu mestrado. Ministrou diversos cursos e palestras sobre linux e software livre, abordando tanto aspectos técnicos quanto conceituais. Tem artigos publicados em eventos no Brasil e no exterior. Participou do processo de criação da ONG “LinuxSP”, onde ofereceu, juntamente com outros voluntários, apoio técnico ao projeto dos telecentros da prefeitura de São Paulo.


14h10min - Palestra: 2 anos do projeto LibreOffice, a força da Comunidade - Rio de Janeiro

Descrição:
 
Após dois anos de fork no projeto OpenOffice, onde tomamos o projeto em nossas mãos, faremos um balanço das conquistas que a comunidade internacional de Software Livre conseguiu ao desenvolver a melhor suíte de escritório jamais feita. Mostraremos a força do desenvolvimento colaborativo e o vigor de uma ideia cuja hora tinha chegado e pedia para que fossemos ousados e determinados.

Palestrante: Eliane Domingos de Sousa

 Empresária, trabalha com ferramentas opensource, presta serviços de Consultoria e Treinamento, com especialidade nas ferramentas LibreOffice e Ubuntu. Membro da TDF (The Document Foundation) mantenedora do LibreOffice, colaboradora voluntária da Comunidade LibreOffice, Comunidade SL-RJ, escreve para os blogs Seja Livre, SempreUpdate e iMasters, Organizadora do Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ e fomentadora das tecnologias livres, compartilhando o conhecimento pelo Brasil em eventos de Software Livre. Mais informações em: wiki.documentfoundation.org/User:Elianedomingos


15h10min - Palestra: Formatos abertos e livres para documentos gráficos - Brasília

Descrição:

A incompatibilidade entre os mais diferentes softwares para edição e visualização de imagens vetoriais ou bitmap no mundo do software proprietário, ou a obsolescência programada dos formatos proprietários, obrigam empresas e usuários adquirir uma nova licença de uso. O assunto é atualmente um dos principais fatores por uma larga adoção de formatos abertos e livres. Nesta palestra será explicado a diferença entre gráficos vetoriais e bitmap, quais padrões abertos existente atualmente e ferramentas livres para edição e visualização.

Palestrante: Valéssio Brito

Jacobinense, hacker, artista digital, pirata e ativista do conhecimento livre. Trabalhou no Programa de Inclusão Digital do Estado da Bahia, foi cooperante fundador da cooperativa de tecnologias
livre (COLIVRE); Membro da ASL.org e FSF.org; Co-fundador da comunidade InkscapeBrasil.org, DebianArt.org e colaborador ativo da rede SoftwareLivre.org desde 2010. Atualmente Consultor PNUD no Ministério da Justiça.

 

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante o evento, enviem para o e-mail ou twitter do CISL cisl@serpro.gov.br ou @CISLGovBR

 

Endereços:

 

Endereço: Serpro - Regional Brasília

SGAN Av.L-2 Norte Quadra 601 – Módulo G - Brasília-DF

 

Endereço Serpro - Regional Luz
Rua Plínio Ramos, 99 - Luz - São Paulo/SP

 

Endereço Serpro - Regional Andaraí
Rua Duquesa de Bragança nº 100 - Grajaú - Rio de Janeiro/RJ

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: