Ações do documento

Treinamento do CISL - Fundamentos de Java - linguagem e APIs

Objetivo geral: Apresentar a plataforma básica (correspondente ao JavaSE), que é fundamento para outras APIs e frameworks. Este curso se baseia em parte no programa do curso SL275 (Sun/Oracle) mais APIs básicas de acesso a banco de dados.

O que
Quando 09/05/2011 08:00 até
13/05/2011 17:00
Onde Sala de Treinamento A24 (anexo) - Regional Socorro do Serpro de São Paulo - Rua Olívia Guedes Penteado, 941 - Socorro - São Paulo - (SP) - CEP: 04766-900
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

 

Programa de Capacitação

 

O CISL busca a parceria dos órgãos integrantes do Comitê para compartilhar conhecimentos, disponibilizando monitores e ou salas de treinamento para cooperar nesta ação de capacitar os técnicos de informática do governo federal. Mais informações: cisl@serpro.gov.br.

 

Inscrição: Enviar os dados (nome, CPF, e-mail, telefone e instituição) para o endereço eletrônico: cisl@serpro.gov.br até o dia 20/04/2011. As vagas serão alocadas por ordem de chegada dos pedidos, respeitando a divisão de vagas entre os órgãos.

 

Vagas: 12

Instrutor: Francisco Carlos Ferreira Mendes

Ementa do treinamento:

1. Introdução

Objetivos

    Descrever as características básicas da tecnologia Java
    Escrever, compilar, e executar uma aplicação Java simples
    Descrever a função da Java Virtual Machine (JVM)
    Definir o processo Garbage Collection
    Usar a documentação da API Java

2. Uso do Eclipse como IDE Java
Objetivos
    Apresentar visão geral do Eclipse como IDE Java
    Escrever, compilar, executar, e depurar uma aplicação Java simples

3. Elementos básicos da linguagem
Objetivos
    Identificadores, palavras chaves e tipos de dados
    Usar comentários em programa fonte
    Distinguir entre identificadores válidos e inválidos
    Reconhecer palavras chave Java
    Apresentar os 8 tipos primitivos
    Definir valores literais para tipos numéricos e textuais
    Descrever "variável primitiva" e "variável de referência"
    Apresentar convenções de codificação
    Apresentar estrutura da memória JVM
    Expressões e fluxo de controle
        Descrever operadores Java
        Reconhecer compatibilidade de atribuições e necessidade de casting
        Usar estruturas de decisão
        Usar estruturas de iteração
    Arrays
        Declarar e criar arrays de tipos primitivos, classes, ou arrays
        Explicar porque elementos de um array são inicializados
        Explicar como inicializar elementos de um array
        Determinar o número de elementos de um array
        Criar um array multidimensional
        Copiar valores de um array para outro

4. Programação orientada a objetos
Objetivos
    Definir conceitos: abstração, encapsulamento, herança, polimorfismo, sobrecarga, superposição, chamada virtual de método
    Definir class, member, attribute, method, constructor, package
    Usar modificadores de acesso
    Descrever a operação de construção e inicialização de objetos
    Mais sobre classes
        Variáveis, métodos e inicializadores static
        Classes, métodos e variáveis final
        Tipos enumerados
        Comando static import
        Classes e métodos abstract
        Interface
        Annotations

5. Exceptions
Objetivos
    Definir exceptions
    Usar comandos try, catch, e finally
    Descrever categorias de exception
    Identificar exceptions comuns
    Criar suas próprias exceptions

6. Collections e Generics
Objetivos
    Descrever Collections
    Examinar a interface Map
    Examinar as classes legadas de coleção
    Usar as interfaces Comparable e Comparator para criar ordenação natural e customizada
    Descrever e usar Generics
    Iterar em coleções

7. Fundamentos de I/O
Objetivos
    Acessar argumentos de comando de linha e variáveis do ambiente
    Examinar a classe Properties
    Construir e usar streams
    Serializar e deserializar objetos
    Distinguir readers e writers de streams
    Acessar dados da console
    NIO

8. Threads
Objetivos
    Definir threading
    Theads em Java
        Classe Thread e interface Runnable
    Criação de thread, estados de uma thread
    Paralelismo, concorrência
    Monitor de lock, chave synchronized
    wait(), notify(), e outros métodos
    ThreadLocal

9. Networking
Objetivos
    Protocolos e conceitos básicos
    TCP, UDP, Ports, DNS, Modelo Cliente-Servidor
    TCP/IP em Java
    Sockets
    Classes java:
    Socket, ServerSocket
    Servidores Singlethread e Multithread

10. Acesso a banco de dados com JDBC
Objetivos
    Conhecer as principais interfaces da API JDBC
    Conhecer os passos para processar qualquer SQL
        Estabelecer conexão com banco de dados
        Enviar comandos SQL e recuperar dados
        Manipular Exceptions
    Usar transações de banco de dados
    Apresentar outras facilidades da API JDBC
    Apresentar padrão de projeto DAO

Módulo Opcional:
11. Acesso ao Adadas com SQLAda
Objetivos
    Apresentar a arquitetura SQLAda
    Apresentar a API básicao do SQLAda
    Apresenter uma classe adapter para o SQLAdaJ
    Conhecer os passos para processar comandos SQLAda
        Estabelecer conexão com SQLAda servidor
        Executar comandos SQLAda e recuperar dados

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: