Ações do documento

Treinamento do CISL - Shell Script

O que
Quando 19/05/2014 09:00 até
23/05/2014 18:00
Onde sala 02 do prédio 04 do Serpro - Rio de Janeiro - Horto
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal
Treinamento do CISL - Shell Script


Período: 19 a 23 de maio de 2014

Horário: 09h ás 18h

Carga Horária: 40h

Vagas: 7

Pré-requisitos:
    - Mandatório: Conhecimentos e prática em alguma linguagem de programação (sem isso, favor não se inscrever)
    - Desejável: Conhecimentos básicos de linux

Local: sala 02 do prédio 04 do Serpro - Rio de Janeiro - Horto

Endereço: Rua Pacheco Leão, 1.235 Fundos - Jardim Botânico - Rio de Janeiro/RJ

Instrutor: Julio Neves
Minicurrículo: Julio Neves atualmente trabalha junto à Diretoria do SERPRO e é professor universitário.
Engenheiro de produção da UFRJ, pós-graduado em informática pelo IBAM, Analista de Suporte de Sistemas desde 1969.
Trabalha com Unix desde 1980, quando fez parte da equipe que desenvolveu o SOX, sistema operacional Unix-Like, da Cobra Computadores.
Autor dos livros "Programação Shell – Linux" que está em sua 9ª edição e do recém lançado "Bombando o Shell", e também escreve para publicações técnicas como as revistas Linux Magazine, Libre Office Magazine e Espírito Livre, além de diversos sites técnicos de Software Livre.

Resumo do treinamento:
Os scripts em Shell são a base do sistema de inicialização do Linux, são utilizados em todo tipo de ferramenta de configuração e vários outros tipos de aplicativos. Você sabia que todos os utilitários de boot e configuração do Debian, Slackware e praticamente todas as distros são scripts em Shell, e que quase todos os pacotes do Debian e de todas as principais distribuições são gerados de forma semi automática graças a eles?
Um bom admin, precisa ao menos conhecer a sequencia de boot do Linux. Como é possível isso desconhecendo-se o Shell?
É possível escrever programas elaborados em Shell script, substituindo aplicativos que demorariam muito mais tempo para ser escritos em qualquer outra linguagem. Seus scripts podem tanto seguir a velha guarda, com interfaces simples de modo texto, quanto possuir interfaces gráficas elaboradas, escrita em YAD, zenity, kommander ou em kdialog. Isso contraria a ideia que muitas pessoas, incluindo até mesmo usuários Linux tarimbados possuem, pois seu uso pode ir muito além de simples scripts de configuração. Você pode desenvolver programas bastante complexos se usar as ferramentas certas.
Este curso objetiva fornecer uma visão aprofundada dos recursos e lógica do Shell, ensinando como desenvolver scripts complexos, mergulhando fundo no mundo das Expressões Regulares e dando uma rápida visão das interfaces gráficas.

Inscrição: Enviar os dados  (nome, CPF, e-mail, telefone, instituição e CNPJ da instituição) para o endereço eletrônico: cisl@serpro.gov.br até o dia 18/04/2014. As vagas serão alocadas por ordem de chegada dos pedidos, respeitando a divisão de vagas entre os órgãos.
Encaminharemos a confirmação ou não da vaga no treinamento no dia 21/04/2014.

Programa de Capacitação
O CISL busca a parceria dos órgãos integrantes do Comitê para compartilhar conhecimentos, disponibilizando monitores e ou salas de treinamento para cooperar nesta ação de capacitar os técnicos de informática do Governo Federal. Mais informações: cisl@serpro.gov.br.

Atenciosamente

Coordenação do CISL

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: