Ações do documento

10 Anos da Comunidade CACIC

O sistema CACIC, sigla para Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais, completou 10 anos de liberação para sociedade neste mês de junho.

O Cacic foi desenvolvido originalmente pela Dataprev e foi o primeiro software do governo federal a receber uma licença livre no ano de 2005, para dois anos depois ser disponiblizado no Portal do Software Público Brasileiro-Portal SPB.

 

Como o seu nome indica, o Cacic é um sistema de inventário de hardware e software baseado no conceito de agentes. Por meio destes agentes, o sistema Cacic é capaz de fazer um levantamento completo e abrangente do parque computacional, recolhendo informações de configuração de memória, periféricos, placas de rede, espaço em disco, softwares instalados, histórico de alterações, além de poder acionar automaticamente ações definidas pelo administrador do sistema.

Os principais mantenedores do CACIC são a Dataprev, a empresa Lightbase e a comunidade, que juntos desenvolveram no ano passado a versão 3.0, que se encontra em constante evolução. Além do desenvolvimento próprio, a comunidade possui uma forte integração, por meio do Portal SPB, com diversos outros desenvolvedores e instituições, que também colaboram com código para novas funcionalidades. Segundo dados do Portal SPB, o Cacic possui uma comunidade de interessados que alcança mais de 40.000 pessoas.

 

Os mantenedores organizam ainda para o mês de Junho uma série de atividades que serão divulgadas pela comunidade no Portal SPB e pelas redes sociais. A primeira delas será um encontro capitaneado pelo CISL Comitê Técnico de Implementação do Software Livre do governo federal, que pretende relatar a história do sistema, as características da atual versão (com o agente já disponível em C++) e o projeto de evolução da nova versão do CACIC.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: