Ações do documento

Abrindo caminho para o software livre

Projeto de alunos, professores e servidores do IFTO levam tecnologia a campus

Abrindo caminho para o software livre

Curso de Software Livre no IFTO

 

No melhor espírito “faça-você-mesmo”, um grupo de alunos, professores e servidores do Instituto Federal do Tocantins começou a realizar a implantação de softwares livres no campus da instituição em Paraíso do Tocantins, a 75 km da capital Palmas.

O projeto, intitulado “Abrindo caminho para o software livre”, é realizado por voluntários com o aval da Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação do campus. Ele foi idealizado pela Analista de TI do IFTO, Vivian Facundes, que diz que a iniciativa partiu dela, mas com o objetivo de cumprir determinação do governo federal.

Os participantes do projeto são um técnico, um professor e 17 alunos da instituição tocantinense, que estão engajados em conhecer mais sobre o assunto, segundo Vivian: “Os membros do projeto acompanham as ações das políticas públicas de software propostas pelo CISL, comunidades e associações de software livre para nortear os treinamentos e atividades do projeto”, disse.

Além disso, diversos treinamentos foram ofertados a alunos e servidores. “Já foram dados treinamentos para os servidores técnicos administrativos do campus no uso do Sistema Operacional Ubuntu, Navegador Firefox e Pacote de escritório LibreOffice”, relata Vivian, que também conta que, em novembro e dezembro, serão realizados treinamentos para os docentes do campus Paraíso do Tocantins e para os servidores da reitoria do IFTO.

 

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: