Ações do documento

Governo do Reino Unido seleciona formato ODF como padrão para todo o governo

O Serviço de Governo Digital do "Cabinet Office" do governo do Reino Unido publicou uma coleção de documentos para orientar a aquisição e a migração dos órgãos que compoem o governo do Reino Unido.

Na última sexta-feira, 27 de março de 2015 o Serviço de Governo Digital do "Cabinet Office" do governo do Reino Unido publicou uma coleção de documentos para orientar a aquisição, a migração e a verificação de conformidade de documentos e de aplicativos que editam documentos de escritório para os órgãos que compoem o governo do Reino Unido.

Essa coleção de documentos inclui guias de como garantir que aplicações e serviços que lidam com esse tipo de documentos sejam aderentes ao padrão ODF.

Na introdução da coleção de documentos, listam-se razões pelas quais o governo adotou esse formato como padrão para a administração pública daquele país. As razões incluem:

  • ODF permite que cidadãos, empresas e outras organizações compartilhem e editem documentos com o governo - e vice-versa;
  • ODF permite que pessoas trabalhando no governo compartilhem e editem documentos entre si;
  • ODF é compatível com um grande número de softwares, de diferentes fornecedores;
  • ODF é uma solução de longo prazo confiável para armazenar e acessar informações;
  • ODF é flexível, versátil e diminui custos de TI;
  • ODF mantém os dados de uma organização mais seguros.

 

A publicação dos guias não representa uma reviravolta na adoção de padrões abertos para documentos editáveis de escritório do Reino Unido. Pelo contrário, o apoio e o caminho em direção a migração e adoção do padrão tem dado passos seguros já há alguns anos.

 

Publicação original do Cabinet Office: https://www.gov.uk/government/collections/open-document-format-odf-guidance

 

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: