Ações do documento

Governo traça rumos para o software livre

Hoje tem início o planejamento estratégico do Cisl para 2013/2014

Hoje e amanhã, 10 e 11 de abril, mais de cem representantes do governo e sociedade civil se reúnem em Brasília para discutir estratégias de adoção do sofware livre. São membros do Executivo, universidades, associações e comunidades comprometidos com a difusão das soluções em código aberto. É o IV Planejamento Estratégico de Ações do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl) para o biênio 2013/2014, que acontece na sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Confira a programação.

Segundo Deivi Kuhn, secretário-executivo do Cisl, pretende-se retomar uma mobilização em torno do software livre no governo e na sociedade brasileiras. A ideia é que a adoção de soluções abertas seja integrada ao planejamento de tecnologia de informação estratégico dos diversos órgãos do governo federal.

Novo retrato

Outro objetivo para 2013/2014 é promover uma pesquisa que retrate a situação do software livre no Executivo. Os últimos dados são de 2009, e mostram que cerca de metade dos órgãos ainda trabalhavam exclusivamente com soluções proprietárias. “Mas, desde então, a experiência do governo com ferramentas em código aberto já enriqueceu bastante. Temos exemplos de soluções muito eficientes em situações diversas como servidores, desenvolvimento de sistemas e estações de trabalho”, avalia Kuhn.

Luis Felipe Coimbra da Costa, coordenador-geral de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento, explica que o encontro na Esaf coincide com a reformulação do Portal do Software Público Brasileiro. “Vamos ampliar a utilização de ferramentas, metodologias e conceitos para incluir novos atores, como as universidades”, relata. 

Para Luis Felipe, essa mudança é importante porque o Portal do Software Público é um centro difusor de tecnologias livres para a sociedade. A discussão sobre o novo portal está disponível na internet.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: