Ações do documento

Novo portal do Software Público Brasileiro está no ar

Ambiente foi lançado no Seminário de Apoio Tecnológico aos Municípios.

Novo portal do Software Público Brasileiro está no ar

SPB: mais uma ferramenta para municípios (Foto: Pollinny Dias/Portal Federativo)

O novo portal do Software Público Brasileiro (SPB) foi lançado nesta terça-feira, 9 de dezembro, durante o Seminário de Apoio Tecnológico aos Municípios, em Brasília. Ainda mais fácil de utilizar, o ambiente disponibilizado em versão beta conta com novas funcionalidades, que proporcionam o desenvolvimento colaborativo de soluções públicas e melhor interação entre os usuários.

“Este é um momento importante para a sociedade brasileira e governo, pois estamos lançando a primeira versão do novo Portal do Software Público Brasileiro e nós sabemos que precisamos fazer com que as soluções disponíveis no portal cheguem aos municípios”, declarou o secretário adjunto de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Fernando Siqueira, na abertura do evento.

Evolução

A versão beta do SPB foi construída de modo colaborativo, com a participação da sociedade, pesquisadores de instituições públicas e privadas e do governo federal. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) contabilizou mais de duzentas contribuições para realizar a evolução do sítio.

Cacic, e-Cidade, Gsan, e-SIC Livre e Urbem são as cinco primeiras comunidades da nova versão do portal. As demais serão migradas gradativamente ao longo do próximo ano. Enquanto isso não acontece, os dois portais permanecerão disponíveis para a sociedade. “Novas funcionalidades serão inseridas no SPB de três em três meses ao longo dos dois próximos anos”, complementa o diretor de governança e sistema de informações da SLTI, Luís Felipe Costa.

Outras melhorias já estão sendo planejadas, como a automatização do ambiente de submissão de softwares, o Avalia SPB; uma seção voltada para os prestadores de serviços (Mercado Público Virtual); e a gamificação, que prevê “premiações” para os desenvolvedores.

Com informações do portal do Ministério do Planejamento.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: