Ações do documento

Portal do Software Livre adota IPv6

Tecnologia é o mais recente padrão de conectividade da web

Fonte: https://www.serpro.gov.br/noticias/noticias-2015/portal-do-software-livre-adota-ipv6

 

Desde junho de 2015, o portal de Software Livre do governo federal, sob responsabilidade do Serpro, tem seu conteúdo acessível por meio da sexta versão do Protocolo de Internet, o IPv6. A tecnologia é o mais recente padrão de comunicação da rede, fornecendo identificação e localização dos computadores que a ela estão conectados.

Para o usuário, a princípio, não há grande diferença, segundo o analista de redes do Serpro Régison Martins. Mas a mudança se tornará inevitável no futuro. “Devido ao esgotamento dos endereços IPv4, as operadoras de internet e celular passarão a entregar apenas IPv6 para os usuários”, explica. Assim, os sítios que estiverem publicados apenas em IPv4 ficarão inacessíveis para quem acessar através desses meios.

De acordo com o analista, a necessidade foi a motivadora da mudança da tecnologia IPv4, anteriormente utilizada no portal, para o IPv6. “A quantidade de endereços disponíveis está cada vez mais escassa”, diz Régison. “Certamente um grande ganho será o aumento significativo no volume de 'coisas' que poderão ser conectadas à internet, uma vez que a capacidade desse protocolo é praticamente ilimitada”, acrescenta.

Outros ganhos técnicos podem ser percebidos com o IPv6, como métodos de alocação hierárquica de endereçamento dos dispositivos conectados, o que facilita o roteamento e melhora a velocidade de conexão. No entanto, o destaque está na quantidade de endereços de identificação de conexões à rede, que passam a ser feitos com 8 grupos de 4 dígitos hexadecimais abreviáveis, ao contrário dos grupos de 4 números simples de 0 a 255 da versão 4 do protocolo.

O portal de Software Livre não é o único a utilizar a tecnologia IPv6 sob a responsabilidade do Serpro. Há também os portais da Gestão Pública, do DNIT, da Secretaria de Assuntos Institucionais da Fazenda, do Sistema de Parcelamento da PGFN  e doSistema de Requerimentos da Receita Federal, que empregam a nova versão do protocolo. Outros portais hospedados na empresa deverão adotar a tecnologia futuramente.

 

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: