Ações do documento

Serpro participa do encontro Brasil-Bolívia sobre software livre e software público

Gestores bolivianos vieram conhecer experiências brasileiras com tecnologias livres

Serpro participa do encontro Brasil-Bolívia sobre software livre e software público

Visitantes conheceram o Centro de Comando do Serpro em Brasília

Nesta semana, analistas e gestores do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) estiveram reunidos com representantes do governo da Bolívia para apresentar experiências de implementação de software livre na empresa e no Poder Executivo. O "Encontro Brasil-Bolívia: Software Livre e Software Público" foi organizado por técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), que também apresentaram projetos com softwares públicos, dados abertos e de padrões de interoperabilidade.

Além de conhecer iniciativas de sucesso como a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) e os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING), os representantes do governo da Bolívia visitaram a regional do Serpro em Brasília. A visita se estendeu às instalações do Centro de Comando, onde é feito o monitoramento dos serviços prestados pela empresa em tempo real, e do Centro de Dados da regional.

Para os membros do governo boliviano, conhecer a infraestrutura do Serpro foi um dos pontos altos da vinda ao Brasil. "O que mais me impressionou foi o Centro de Comando do Serpro. Mas também fiquei impressionado com todo o conhecimento que foi mostrado nesses dois dias. O governo da Bolívia está apostando no software livre e sabemos que o Brasil tem muita experiência nesse campo. Por isso é tão importante para o governo boliviano ter apoio do Brasil", afirmou o engenheiro de informática da Diretoria Geral de Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento da Bolívia Ricardo Ruben Cisneros.

Para o engenheiro de software e também integrante da Diretoria Geral de Governo Eletrônico da Bolívia Arsênio Castellon, o desempenho do Serpro virou uma referência. "Fiquei muito impressionado com tudo o que vi nesses dias de apresentações, mas também com a visita ao Serpro. Estou impressionado com a quantidade de dados que processam e de colaboradores e com a infraestrutura da empresa. Vimos a qualidade dos serviços que o Serpro oferece ao país e espero que possamos instalar uma infraestrutura como a da empresa na Bolívia", declarou.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: