Ações do documento

Sítio do Consegi 2013 está no ar

O evento acontece de 13 a 15 de agosto na Esaf, em Brasília

O sítio da sexta edição do Consegi (Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico) já está disponível no www.consegi.gov.br. No endereço, é possível realizar a inscrição, que é gratuita; conhecer alguns dos palestrantes confirmados; e saber um pouco mais sobre os eventos paralelos ao congresso. A grade provisória de palestras e oficinas também já foi divulgada ao público.

O tema deste ano é Portabilidade, Colaboração e Integração, cuja inspiração surgiu a partir de uma reunião com representantes do governo da África do Sul. "No início do ano, recebemos uma missão de professores e funcionários do governo sul-africano, que demonstrou grande interesse em participar do Consegi", explica a coordenadora do evento, Ana Amorim. "Na ocasião, o Serpro apresentou o Expresso Versão 3, além de diversas soluções livres, todas com foco na portabilidade de plataformas e serviços, na colaboração de grupos e comunidades de desenvolvimento, e na integração de componentes e produtos", acrescenta ela.

África do Sul é o país focal
Desde 2009, o Consegi homenageia um país que seja referência para o tema discutido no evento. Naquele ano, foi a França, por ocasião das comemorações do ano da França no Brasil. Em 2010, o tema geral foi computação em nuvem e o país focal foi a Coreia do Sul. No ano seguinte, o país foi a Espanha, pioneira na utilização de dados abertos pelo setor público.

No ano passado, quando o tema central era mobilidade, o homenageado foi o Uruguai. "Em 2013, o país focal será a África do Sul, que mostrará sua experiência com software livre no recolhimento de impostos e outras soluções como as usadas na educação a distância", afirma a coordenadora.

Vitrine de experiências livres
Desde 2008, o Consegi é um evento estratégico no estímulo ao debate de temas da política e gestão de tecnologias em software livre, permeado pelos conceitos de promoção da cidadania, interoperabilidade dos sistemas de governo, compartilhamento do conhecimento e adoção de normas e padrões. Com uma média anual de cerca de 6 mil inscritos, o evento foi realizado em Brasília (2008 a 2011) e em Belém (2012).

Na edição de Belém, realizada em dezembro de 2012, uma das principais atrações do congresso foi o Showroom de Tecnologia e Inovação, que atraiu um grande público e trouxe inventos curiosos como os Vants (veículos aéreos não tripulados), pequenas aeronaves que não necessitam de pilotos embarcados, além do tablet com mouse em braile para cegos e robôs inteligentes que podem substituir seres humanos em situações de risco.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: