Ações do documento

Software livre ativa a participação social no Brasil

Plataforma Participa.br construída em software livre é forte mecanismo de participação popular na internet

A presidenta da República, Dilma Roussef, apresentou na última semana de maio, na Arena da Participação Social, evento que reúne cidadãos, gestores públicos e especialistas para debater as agendas prioritárias da sociedade civil, a Política Nacional de Participação Social, que pretende fortalecer e articular os mecanismos de diálogo e a atuação conjunta entre governo e sociedade civil. O objetivo é aumentar a adesão dos cidadãos à gestão de políticas públicas, ampliando a transparência do Estado.

Em seu discurso, a presidenta traçou referências positivas e importantes em relação à participação social em nosso país e como o software livre tem dado sua contribuição para esse avanço, principalmente considerando a importância que o governo federal tem dedicado à internet, considerando-a um dos instrumentos fundamentais de participação da população nas questões decididas dentro do governo ou a serem encaminhadas ao Congresso.

Para a presidenta, a atual gestão tem compromisso democrático e profundo com a participação social como método de governar, sem a qual não somente é impossível como também impraticável, pois não geraria mudança: “Participação social foi, continua sendo e será sempre um processo de conquista da sociedade na sua relação com o governo", comentou ela. "O Brasil hoje é reconhecido por suas práticas sociais, por suas políticas sociais, suas práticas de participação e como um grande laboratório de inovações para aperfeiçoar a relação do Estado com a sociedade", acrescentou. 

Nesse rumo, a presidenta acena para as conquistas do movimento software livre no Brasil. "Uma das inovações que muito nos orgulha e também faz parte de um histórico de várias iniciativas desta direção é a inclusão do ambiente virtual de participação social. Entre os mecanismos participativos existentes no governo, a criação do Participa.br é fundamental para acrescentar, em mais um portal, o diálogo do governo na internet e assegurar a participação social em todas as esferas. Por meio do Participa.br temas relevantes podem ser debatidos em uma plataforma aberta, interativa, construída em software livre e auditável", discursou.


A plataforma

O Participa.br é a Plataforma Federal da Participação Social. Trata-se de mais um espaço para participação social no Brasil, escuta e diálogo entre o governo federal e a sociedade civil.

A plataforma, totalmente desenvolvida em software livre, tem como missão desenvolver práticas inovadoras de participação via internet e oferta de espaços de manifestação e debate para qualquer cidadão ou organização, com o intuito de construir políticas públicas cada vez mais eficazes e efetivas.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: