Ações do documento

Banco do Brasil vai usar GNU/Linux em rede de agências


O Banco do Brasil começou a substituir os sistemas operacionais dos servidores de suas agências pelo GNU/Linux. A previsão é de que em um ano toda a rede de atendimento do BB esteja operando com software livre.
 
De acordo com um comunicado divulgado pelo BB, além da redução de custos, o fato do software ter seus códigos de programa abertos permite que o Banco possa escolher o melhor serviço de suporte dentre as diversas opções comerciais existentes. Além disso, a opção pelo uso de software de código aberto garante maior estabilidade, desempenho e segurança da rede.

Em um primeiro momento, a migração ocorrerá nos servidores da nova rede do banco, a Remus (Rede Multisserviços), que opera com protocolo IP (internet), permitindo o tráfego e a convergência de voz, dados e imagens.

Com a adoção do GNU/Linux, o Banco do Brasil prevê economizar, em um primeiro momento, cerca de R$ 13 milhões com licenças que deixarão de ser pagas. Esta migração faz parte de um projeto de modernização que inclui, ainda, a substituição de 60 mil estações de trabalho.

Software livre é assunto na Cúpula Árabe-América do Sul

Em palestra apresentada no último dia 11/05, durante a Cúpula Árabe - América do Sul, realizada em Brasília esta semana, o vice-presidente de Tecnologia e Logística do Banco do Brasil, José Luiz de Cerqueira César , destacou as práticas de software livre como fator de mudança nos modelos de desenvolvimento, distribuição e suporte da indústria de software.

Para Cerqueira César, que tratou do tema “Cenários e Oportunidades da Indústria de Software", a adesão e o estímulo ao uso de software livre podem colaborar para a criação de uma nova cadeia de valores de qualidade, robustez e baixos custos em torno dos produtos, soluções e padrões adotados. “São processos de escala global, os quais viabilizam oportunidades significativas na dinâmica do mercado”, destacou.

Fonte: Banco do Brasil
Software Público
 
Serpro
 
4cmbr
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: