Ações do documento

CobraSMS é completamente baseada em Software Livre

A Cobra Tecnologia apresentou no Fisl 12 sua plataforma de SMS, que combina tecnologias de padrões abertos de gateway e mensageria. A solução é responsável pelo roteamento das mensagens junto às operadoras de celulares que, posteriormente, entregam ao cliente final.

De acordo com o Jomar Silva, da equipe de Software Livre da Cobra Tecnologia, o projeto começou utilizando ferramentas livres já existentes no mercado. Mas, ao longo da execução e aprofundamento dos requisitos ficou evidente que as customizações necessárias para adequação de qualquer software à necessidade da Cobra seria muito mais complexo do que desenvolver um novo.

Diante disso, a equipe decidiu partir para a construção de uma plataforma totalmente otimizada para o ambiente e caso de uso da Cobra. “A vantagem é que ao dominar toda a tecnologia envolvida, a empresa tem total independência tecnológica e de fornecedor para implementar aterações diversas para atender a qualquer demanda de possíveis clientes”, analisa Silva. Ele explica que só foi possível evoluir o projeto, porque eles aprenderam a tecnologia e os padrões através da análise e utilização dos softwares de código aberto que já existiam, mas que não atendiam o projeto em sua plenitude.

Dentre as funcionalidades do sistema destacam-se o envio e recebimento de mensagens SMS, gestão de status de cada mensagem trafegada, gestão de bilhetagem, cobrança e segurança. A ferramenta foi desenvolvida utilizando Apache, linguagem PHP e Banco de Dados PostgreeSQL.

Comunicação do CISL - 4 de julho de 2011

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: