Ações do documento

FSM: Laboratório de Conhecimentos Livres recebe ministro da Cultura e presidente do ITI

O ministro da cultura, Gilberto Gil, e o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Sérgio Amadeu, foram conhecer o Laboratório de Conhecimentos Livres, localizado no meio do acampamento da juventude. A popularidade do ministro Gil tornou a chegada tumultuada, com uma massa de pessoas pedindo autógrafos ou um abraço.

Os norte-americanos John Barlow, da Eletronic Frontier Foudation, e Lawrence Lessig, da Creative Commons, acompanharam a comitiva.

Sentados no meio do povo, com o espaço completamente lotado, as autoridades assistiram a um show de tambores, que estava sendo filmado ao vivo. Em um telão, técnicos em software livre apresentaram um vídeoclip, montado em tempo real. Era uma fusão de uma entrevista e de uma música do ministro com imagens do ocorria no momento.

A idéia dos organizadores era demonstrar que a tecnologia de Software Livre já permite fazer edição de áudio e vídeo profissional. O ministro reconheceu que as ferramentas abertas não devem nada a seus equivalentes proprietários.

Apresentação seguiu com um show surpresa de Gilberto Gil, que entre as músicas, mais calmo, dialogou com o povo sobre política, comunicação livre e software livre.

O Laboratório de Conhecimentos Livres fica aberto 24 horas durante o Fórum Social Mundial, no meio das 35 mil barracas montadas no acampamento da juventude. São oferecidas oficinas de imagens digitais, áudio, vídeo, VJ e DJ, tudo em software livre. Há também uma rádio e um estúdio livre instalados no local.

São mais de 70 máquinas com GNU/Linux em produção constante. Na sexta-feira está marcada uma festa, com shows de hip hop, que também serão editados e disponibilizados como material livre, produzido por software livre.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: