Ações do documento

A Adoção do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone no âmbito da Administração Pública Brasileira

Monografia publicada por Douglas Braga Silva no curso de Pós-graduação em Tecnologias e Sistemas de Informação da Universidade Federal do ABC.

A Adoção do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone no âmbito da Administração Pública Brasileira

Documento com 69 páginas

Publicado na rede monografia que trata sobre A Adoção do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone no âmbito da Administração Pública Brasileira, com referência à comunidade PloneGov-BR e ao trabalho do governo como a exemplo do Serpro, Interlegis, Câmara dos Deputados, Presidência da República e vários outros órgãos que há anos utilizam o Plone em seus portais e como ferramenta base para os portais de conteúdo que desenvolvem.

Resumo: Diversos órgãos integrantes da administração pública direta e indireta, tais como a Presidência da República, o Banco do Brasil, o Interlegis, o Serpro, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Ministério das Cidades, o Departamento de Polícia Federal e Universidades Federais, possuem seus portais, intranets ou sistemas web desenvolvidos com a utilização do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC) Plone. Para constatar esta assertiva, importantes evidências da difusão do Plone no governo brasileiro são apresentadas nesta pesquisa. Foram estudadas, preliminarmente, a ênfase que a administração pública empreende na recomendação aos gestores públicos em se adotar softwares livres e as diretrizes que apontam para a adoção de sistemas de gerenciamento de conteúdo. Também estão inseridos neste trabalho, a descrição conceitual do que é um SGC, suas características e um relevante exame do Plone no governo, com vistas ao entendimento da sua utilização e de como é realizado seu incentivo, desde o momento da sua descoberta, analisando-se, principalmente, os conteúdos disponíveis no Portal Software Livre. Como forma de investigação, além do referencial teórico, são apresentadas as informações prestadas por servidores da área de Tecnologia da Informação de órgãos públicos brasileiros, referência na pesquisa e desenvolvimento de produtos com o Plone. Tais informações são decorrentes da aplicação de um questionário. Dos estudos depreendem-se as prováveis razões para a consistente adoção do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone no governo brasileiro e, por conseguinte, cria-se uma fonte de consulta para organismos de governo que pretendam adotá-lo como solução de gerenciamento de conteúdos web.

Baixe o documento em formato PDF. Para referenciar, utilize: SILVA, Douglas Braga. A Adoção do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone no Âmbito da Administração Pública Brasileira. 2013. 69 f. Monografia (Pós-graduação em Tecnologias e Sistemas de Informação) – Universidade Federal do ABC. Santo André/SP, 2013.

ipv6
 
SoftwarePublico
 
Serpro
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: