Ações do documento

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual o objetivo da Comunidade?
  2. Quais são as instituições parceiras?
  3. De quem é a iniciativa?
  4. Porque utilizar o Plone nos sítios do governo?
  5. Qual a importância de uma comunidade de cooperação para a Administração Pública?
  6. Qual a abrangência desta comunidade?

 


1. Qual o objetivo da Comunidade?

O objetivo maior da comunidade PloneGov-BR é estabelecer um canal de colaboração entre instituições que fazem uso, desenvolvem e incentivam a tecnologia Zope/Plone e o Software Livre. Queremos fomentar a criação de uma rede de profissionais que trabalham com essas tecnologias, trocar experiências, auxiliar instituições que estejam iniciando a implantação em suas unidades, compartilhar conhecimento.


2. Quais são as instituições parceiras?

Hoje a comunidade é composta por: SERPRO, Ministério do Planejamento, Interlegis, Câmara dos Deputados, EBC, Correios e Presidência da República, mas nossa expectativa é aumentar essa relação de instituições em pouquíssimo tempo, visto que a força da rede está tanto na quantidade quanto na qualidade e comprometimento de seus integrantes. Para isso, o convite para integrar o grupo é aberto e está sendo feito a diversas instituições e profissionais que trabalham com a tecnologia.


3. De quem é a iniciativa?

A iniciativa se consolidou a partir dos anseios de um coletivo de profissionais, entusiastas de Software Livre, que trabalham em diversos órgãos do governo e entendem colaboração como premissa para a evolução da tecnologia no Brasil.


4. Porque utilizar o Plone nos sítios do governo?

O Plone possui algumas peculiaridades e características que justificam o crescimento da sua utilização em portais e sítios de governo. Já são previstas soluções, por exemplo, de acessibilidade numa instalação padrão do Plone que, para sítios de governo é imprescindível. A facilidade de uso (usabilidade) por parte do gestor de conteúdo e a não obrigatoriedade de conhecimentos técnicos em linguagem de marcação de texto (HTML) é outra particularidade que fazem do Plone uma escolha bastante atraente para quem busca uma solução de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdos). Além do mais, é uma plataforma de software livre que conta com uma grande comunidade de colaboradores no Brasil e no exterior.


5. Qual a importância de uma comunidade de cooperação para a Administração Pública?

Na Administração Pública, correndo o risco de ser generalista, é comum a aquisição ou desenvolvimento de uma mesma solução por diversos órgãos em separado, de forma descoordenada. Isso gera gastos desnecessários, além do consumo de tempo e recursos. Uma comunidade funciona aqui como um fórum institucionalizado para contato entre esses atores, de modo a somar esforços para um mesmo resultado. Dessa forma consegue-se executar mais em menos tempo e com mais qualidade.


6. Qual a abrangência desta comunidade?

Nossa ideia é atuar em diversas frentes, reunindo áreas de interesse que permeiam as atividades de implementação de um sítio Plone. Num primeiro momento, queremos conhecer e reunir a maior quantidade possível de órgãos que já utilizam ou que tem interesse na ferramenta, a fim de estabelecer os elos dessa rede. A partir daí, pretendemos estabelecer uma agenda de trabalho para aquecer e movimentar essa rede, que vai desde encontros técnicos até repasse de conhecimento para usuários e gestores de conteúdo.

Software Público
 
Serpro
 
4cmbr
 
Portal Brasil
 
 

Impulsionado pelo Plone

Este site está em conformidade com os seguintes padrões: